Comunicações

Proposta para o Programa Museológico do Concelho de Monforte : alguma reflexão e concretização .

1 ) Introdução.

A presente comunicação surge na sequência de um estudo académico, realizado no âmbito de um dos Seminários do Mestrado em Cultura e Formação Autárquica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa , denominado, Introdução à Museologia, leccionado pela Ex. Srª Prof ª DR ª Raquel Henriques da Silva, ou seja, a actual Directora do Instituto Português de Museus (I.P.M.), intitulado "Proposta para o Programa Museológico do Concelho de Monforte".

Por outro lado , a actividade museológica foi uma das actividades culturais que , mais beneficiou com a Revolução Portuguesa do 25 de Abril de 1974 , contribuindo , com ampla participação e envolvimento das comunidades locais , através da fortíssima expressão nos inúmeros museus de âmbito municipal que , surgiram por todo o Portugal após o 25 de Abril, revolucionando a própria concepção da Museologia em Portugal .

Na verdade, o conceito de museu, modifica-se tornando-se muito mais abrangente e transversal a todas as produções humanas e às manifestações da própria natureza, sem qualquer tipo de intervenção antrópica. Assim, nas conclusões da APOM em 1979 museu defini-se como: "...É uma instituição ao serviço da sociedade, que incorpora, inventaria, conserva, investiga, expõe e divulga bens representativos da natureza e do homem, com o objectivo de aumentar o saber de salvaguardar e desenvolver o patrimônio e de educar, no verdadeiro sentido dinâmico da criatividade e cultura".

Finalmente, a presente proposta de programa museológico, surge na continuidade de uma longa e atenta reflexão em torno da política cultural deste município referente à "situação" dos denominados "equipamentos culturais" previstos a médio e longo prazo para o Concelho de Monforte, ou sejam:

1 – A Biblioteca Municipal/Casa da Cultura – em fase de obra física e instalada numa das alas em completa ruína do edifício do denominado Mosteiro do Bom Jesus da Vila de Monforte que existiu nesta localidade entre os séculos XVI e XIX.

2 – O projecto de readaptação do antigo edifício do Hospital e Capela da Santa Casa de Misericórdia da Vila de Monforte a Arquivo Histórico/Museu Municipal

Este projecto constitui o espaço central e estruturante de todo este programa museológico delineado e pensado para a área geográfica deste concelho; vejamos seguidamente os seus principais objectivos:

  • Recuperar e rentabilizar um edifício em crescente degradação para fins culturais educacionais e turísticos de qualidade.
  • Comunicar para o exterior os diversos trabalhos de investigação que decorrem actualmente e outros que decorrerão no futuro próximo.
  • Comunicar para o exterior a História Local, costumes e tradições destas comunidades rurais ao longo dos séculos.
  • Transformar o espaço físico supracitado num dos vectores do Desenvolvimento Integrado e Sustentável deste concelho .
  • Criação das bases de um Roteiro Museológico do Concelho de Monforte, através do estabelecimento de vários núcleos museológicos temáticos e de sítios de valor arqueológico e monumental ao longo dos próximos 6 anos.
  • Recuperação e rentabilização do Património Cultural Local nas suas diferentes expressões e manifestações.
  • Revitalização das populações locais e manter viva e/ou recuperar a memória colectiva.
  • Aumentar e diversificar a oferta dos bens e produtos culturais aqueles que nos visitam.
  • Aproximar as comunidades locais dos seus bens e valores culturais, envolvendo-as activamente na organização e implementação no terreno deste programa museológico.
  • Transformar, progressivamente, este projecto museológico num dos pólos de afirmação Sócio Cultural do concelho de Monforte no contexto da sub- região do Norte-Alentejano .

2) Apresentação e ilustração sumária do programa museológico .

Grosso modo, a presente proposta tem em atenção e consideração as novas linhas concepcionais da museologia portuguesa. Assim, desenvolve-se a partir de um espaço físico central, constituído pelo edifício supracitado no qual será instalado, igualmente, o Arquivo Histórico do Concelho de Monforte, ramificando-se por outros espaços e locais ou sítios de interesse cultural e turístico.

Por sua vez, no que diz respeito aos espaços físicos destinados exclusivamente às práticas museográficas no edifício central, serão os seguintes: a) Sala de exposição permanente – será instalada na antiga capela da Santa Casa de Misericórdia; b) Sala de exposições temporárias – será exclusivamente destinada a expor, temas, colecções, períodos/acontecimentos da História e Cultura Local e Regional e ainda em determinados casos, de interesse Nacional; c ) Sala de Restauro/Montagem–destinada exclusivamente às acções de restauro (mecânico) e de conservação de determinado espólio ou peças que serão expostas para fruição pública.

Os outros espaços importantes para o funcionamento deste programa museológico são os seguintes:

  • Igreja da Madalena – Núcleo Romano ( Já existente );
  • Alguns monumentos megalíticos do concelho;
  • Algumas pontes no concelho, localizadas ao longo do IP 2;
  • Os monumentos religiosos mais significativos do actual concelho de Monforte que, são símbolos marcantes de épocas históricas e respectivos movimentos ou estilos artísticos nomeadamente, as três igrejas do Rossio de Monforte (Igreja de Nossa Senhora da Conceição , S. João Baptista e Igreja do Calvário) e numa perspectiva de relevância para a evolução histórica da Vila de Assumar a célebre Igreja Matriz ou de Nossa Senhora dos Milagres na Freguesia de Assumar.

Relativamente ao espólio e acervo documental a incluir neste programa museológico destacamos:

  • Alguns documentos Históricos mais importantes e ilustrativos da evolução histórica desta área geográfica .
  • Peças/fragmentos de artefactos arqueológicos provenientes do projecto COMONPH de co-autoria do Mestre Rui Jorge Narciso Boaventura e da dr.ª Carla Lopes, assim como, os artefactos e/ou objectos provenientes de outras campanhas arqueológicas, desenvolvidas pela autarquia local através do seu Gabinete Técnico Local, à semelhança da que sucede actualmente, sob directa responsabilidade científica da arqueóloga dr.ª Paula Morgado.
  • Algumas peças de Arte Sacra em posse da Paróquia Local.
  • Diversos costumes e tradições locais, com particular destaque para a tauromaquia, artesanato local.

Um outro espaço importante para o desenvolvimento e implementação deste tipo de programa museológico diz respeito ao espaço físico que, será ocupado única e exclusivamente pelas reservas . Este espaço deverá ser desde já entendido e programado, como fundamental para a preservação e conservação de grande parte do espólio supracitado, devendo-se prever também a entrada de diverso espólio com diferentes dimensões.

3) Metodologia e meios necessários .

Para o prosseguimento e concretização deste projecto museológico são necessários alguns procedimentos dos quais destacamos os seguintes:

A ) Meios financeiros – recorrer aos diferentes Programas Operacionais constantes do III Q.C.A. (2000-2006)

B ) Recursos Tecnológicos – recorrer e utilizar as novas tecnologias de imagem, áudio e multimédia, nomeadamente, na sala da exposição permanente.

C ) Recursos Humanos – Constituição e formação de uma equipa qualificada e especializada, tanto a nível Técnico Superior, como ao nível Técnico Profissional (12º Ano de escolaridade – via Ensino Técnico – Profissional).

D ) Gestão – Criação de uma Divisão de Patrimônio Histórico – Cultural no organigrama da Câmara Municipal de Monforte.

E ) Política contratual a estabelecer com diversas entidades :

  • Organizações e instituições locais ;
  • Organizações e instituições regionais,
  • Estabelecimentos de Ensino Superior de Portugal ;
  • Organizações e instituições nacionais ( Instituto Português de Museus – Estrutura de Projecto da Rede Portuguesa de Museus , Instituto Português de Arqueologia , Instituto Português do Património Arquitectónico , Instituto Português de Conservação e Restauro etc. ) .

Monforte , 29 de Agosto de 2001

José Inácio Militão da Silva

(Técnico Superior de 1ª Classe da Câmara Municipal de Monforte - Licenciado em História)

Patrícia Boino d’ Azevedo Alves Cutileiro

(Técnica Profissional de 2 ª Classe da Câmara Municipal de Monforte – Bacharel em Conservação e Restauro).

Bento de Jesus Caraça